Desafio de Inteligência Artificial da SPR

 

A Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) em parceria com a Amazon Web Services organiza, pela primeira vez, o Desafio de Inteligência Artificial para determinação do gênero e idade pela radiografia de tórax. A iniciativa será realizada de 28 de fevereiro a 27 de abril de 2023, por meio da plataforma Kaggle, e todos os profissionais de saúde e cientistas de dados do mundo poderão participar.

O desafio consiste em criar um modelo capaz de predizer o gênero e a faixa etária do paciente por meio da radiografia de tórax. Para garantir o sucesso dessa atividade, a SPR convidou instituições para colaborar com a doação de dezenas de milhares de imagens; esses dados permitem que os participantes criem algoritmos de inteligência artificial para indicar o gênero e a idade do paciente.

Esta ação visa estimular iniciativas que apresentem com antecedência potenciais erros de identificação que podem prejudicar o paciente, além de promover atividades científicas e educacionais à comunidade de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Para participar, acesse os links para predição de idade e gênero:

Idade: clique aqui
Gênero: clique aqui

Você terá acesso à descrição do desafio e poderá entender melhor como os exames foram selecionados, anonimizados e curados para a competição. Numa outra aba, você poderá conhecer como são calculadas as métricas de performance utilizadas para classificar o resultado dos competidores. A Sociedade preparou um script em Python para ajudar no processo de anonimização antes que cada instituição envie os dados. Será necessário também assinar um Termo de Compartilhamento de Dados.

O resultado será divulgado na 53ª Jornada Paulista de Radiologia - todos estão convidados a participar!